
-
Arquitetos: Cheli-de Felipe Arquitectos
- Área: 250 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Andres Dominguez

Descrição enviada pela equipe de projeto. Projetar minha própria residência foi, como arquiteta, um verdadeiro desafio. A conexão com o terreno foi desde o primeiro momento a maior fonte de inspiração. Assim que o vi, soube com clareza o que deveria ser feito: foi como uma descarga instantânea de ideias que desceram de uma vez, quase como um "download".

A topografia, com um notável desnível entre os extremos do lote, sugeriu de forma natural um piso principal elevado, que se destaca do terreno e permite aproveitar o espaço inferior para estacionamento e áreas de serviço. Esse gesto estrutural foi o ponto de partida do projeto.


A intenção foi sempre buscar a maior conexão possível com o entorno: o terreno está imerso em uma floresta, e eu queria que essa sensação fosse mantida dentro da residência. Por isso, o layout foi resolvido de maneira simples: uma ala destinada às áreas sociais e outra perpendicular a esta, com os dormitórios e o escritório.


A proposta construtiva foi resolvida a partir de duas lajes de concreto — uma para o piso e outra para a cobertura — que reforçam a ideia de horizontalidade. Os fechamentos, em sua maioria de vidro, permitem uma integração visual plena com a floresta, enquanto as orientações menos favoráveis, ou aquelas onde se buscou maior privacidade, foram fechadas com alvenaria revestida em madeira natural. No embasamento, abaixo do nível zero, as paredes foram revestidas em pedra natural, conferindo maior solidez e presença ao conjunto.












